English EN Portuguese PT
English EN Portuguese PT
English EN Portuguese PT

VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE BL, TELEX E SEAWAY?

Se você é um importador / exportador / Profissional de logística, que utiliza o transporte marítimo, os termos conhecimento de embarque, liberação de telex e liberação expressa.

O que é um Conhecimento de Embarque?

O Conhecimento de Embarque é o documento de transporte comumente usados para remessas de frete marítimo.

É um documento legal sob o qual a carga é aceita para transporte a bordo de um navio.

Um conhecimento de embarque é uma evidência do contrato de transporte marítimo e um documento de título.

Os três tipos comuns de conhecimento de embarque são: conhecimento de embarque original (BL), liberação Telex (Telex release) e conhecimento de embarque expresso (Seaway bill-Express Bill of Lading).

Esses três tipos diferem com base nos documentos necessários para liberação de importação / exportação

Conhecimento de embarque original

O Conhecimento de Embarque original é impresso assim que a carga é confirmada a bordo do navio e disponibilizada ao exportador (embarcador) em 3 Originais/Cópias NN ou mais a critério do embarcador.

O exportador(embarcador) geralmente manterá o conhecimento de embarque original até receber o pagamento do importador antes de enviar o original a eles, embora não seja uma regra, fica a critério do embarcador de acordo com a sua negociação com o importador/consignatário.

O importador deve entregar um Conhecimento de Embarque original, ao operador logístico contratado/cia marítima, para a liberação da carga.

‘Original’ significa que os documentos de conhecimento de embarque devem ser impressos em cópias impressas na origem e, uma vez assinados e carimbados, os originais devem ser enviados pelo exportador (embarcador) (por meio de um correio) para o destino final.

Liberação Telex

O Conhecimento de Embarque original é realizado assim que a carga é confirmada a bordo do navio.

Comparado ao conhecimento de embarque original, a liberação do Telex é diferente, pois o remetente não precisa enviar documentos originais para o destino.

O remetente geralmente manterá o conhecimento de embarque original até receber o pagamento do importador.

Uma vez recebido o pagamento, o remetente entregará as notas de embarque originais ao escritório do NVOCC/Operador Logístico ou da linha de navegação que as emitiu, em vez de encaminhá-las ao importador.

O despachante de origem ou a linha de expedição enviarão uma mensagem eletronicamente ao escritório de destino para informá-los de que o Conhecimento de Embarque Original foi entregue e para autorizar a liberação das mercadorias ao importador, sem que eles tenham que entregar um Conhecimento de Embarque original devidamente endossado. Em outras palavras, o escritório de origem enviará uma notificação por telex ao destino, informando que as mercadorias podem ser liberadas. Se houver alguma cobrança pendente na origem, a carga não será liberada até ser paga.

Seaway / conhecimento de embarque expresso

O Seaway ou o Conhecimento de Embarque Expresso são produzidos assim que a carga é confirmada a bordo do navio. Isso significa que não é necessário conhecimento de embarque original e as mercadorias são autorizadas automaticamente para liberação no destino. Usualmente aplicadas por intercompanies. Geralmente é usado quando o destinatário não exige que o pagamento seja pago antes de receber a mercadoria no destino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *