English EN Portuguese PT
English EN Portuguese PT
English EN Portuguese PT

MERCOSUL E UE FECHAM ACORDO E BRASIL PREVÊ GANHO BILIONÁRI

Após 20 anos, com apoio efetivo do governo Brasileiro, foi assinado acordo entre UE e MERCOSUL. Representando um dos maiores acordos econômicos entre blocos, nos últimos tempos.

A perspectiva diante deste acordo e que este representará um incremento de até US$ 125 bilhões em 15 anos no PIB e permitirá a entrada de US$ 113 bilhões em investimentos no mesmo período.

Isso se deve ao fato de que, diretamente haverá reduções de tarifas de importação e redução de outras barreiras econômicas, dos países europeus, para receber os produtos brasileiros. De forma indireta, os países asiáticos ( que obviamente não participam dos blocos em questão), por exemplo, passam a ter interesse em estabelecer suas indústrias no Brasil a fim de exportar, ampliando seu leque de vendas… além de vários outros efeitos decorrentes.

Efeito exportação: com o acordo, produtos agrícolas brasileiros, como suco de laranja, frutas, café solúvel, peixes, crustáceos e óleos vegetais, terão tarifas eliminadas ao serem vendidos para a Europa.

Efeito importação: o Mercosul por sua vez não taxará as compras de produtos europeus, como veículos, maquinários, químicos e farmacêuticos, dentre outros. Tais efeitos, porém, serão sentidos a ratificação do acordo, cujo período ainda é vago. O acerto comercial só começará a valer após o Parlamento da União Europeia e o Congresso dos quatro países sul-americanos aprovarem o texto.

Nossos profundos desejos de um pais mais próspero para todos.

Fonte: Estadão de são Paulo – 29/06/2019

https://revistapegn.globo.com/Noticias/noticia/2019/06/mercosul-e-ue-fecham-acordo-e-brasil-preve-ganho-bilionario-com-exportacoes.html?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=post&fbclid=IwAR0ejmiytS6G0ONtSfZnQ4D8K6ocE7u–QdVdWbKCiuftXo3vNMQjg6bFgw

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *