English EN Portuguese PT
English EN Portuguese PT
English EN Portuguese PT

Cenário Global é Atípico: Visão geral da Ásia, Costa Leste Americana e do Brasil Linhas de navegação

O atual cenário global é atípico. Em um cenário aparentemente adverso, projetando uma possível diminuição na procura de fretes, em razão da pandemia, levou a criação de uma estratégia por parte dos Armadores.

A fim de reduzir a oferta de espaço, com o objetivo de redução de custos, a partir da redução de suas frotas (navios/slots). Porém, a baixa de mercado não veio a ocorrer, apresentando demanda constante. O que resultou em um aumento das taxas de frete superior ao previsto, que se mantêm por meses (incluindo o período do surto pandêmico) e que possivelmente se estenderá até Fevereiro de 2021, período este do ano novo chinês.

Falta de equipamento

Todas as transportadoras precisam solicitar o equipamento com antecedência para a coleta, caso contrário, não poderá retirar os contêineres do depósito.

Tanto a “Textainer quanto a Triton”, duas das três maiores locadoras de contêineres do mundo, informam que a falta de contêineres continuará nos próximos meses.

Textainer informa: “Antes de meados de fevereiro do próximo ano, a situação de oferta e demanda de contêineres não será capaz de restaurar o equilíbrio, e a escassez de contêineres continuará até depois do Festival da Primavera da China em 2021.

Por falar na produção: de acordo com as últimas notícias da China “News Week”, a produção de contêineres não consegue acompanhar o aumento repentino da demanda. A produção mensal máxima dos fabricantes de contêineres chineses é de cerca de 300.000 TEU, e a fábrica já está operando com sua capacidade total.

Frete marítimo aumentando

De acordo com os dados mais recentes, a taxa de mercado da rota do Leste dos EUA ultrapassou US $ 5000 / FEU. É relatado que os atuais portos de Long Beach e Los Angeles estão extremamente congestionados, o porto de destino está em greve e a taxa de frete na América do Sul é de mais de 4.000 dólares americanos (portos básicos), na Austrália é de mais de 4.000 dólares , e a linha dos EUA é de 4.000-5.000 dólares americanos. Mesmo o Sudeste Asiático, a longo prazo com 300-400 dólares americanos, subiu para 600/700 dólares.

Espaço total

Algumas operadoras já estão com overbooking até 15 de novembro, e interromperam o atendimento de reservas.

Espera-se que a atividade comercial continue se intensificando durante o último trimestre deste ano e que a demanda continue forte até o Ano Novo Lunar (meados de fevereiro de 2021).

Brasil

É difícil conseguir espaço a bordo para carregar para o exterior, principalmente para a China. Portos como Manaus estão sofrendo com a maré baixa (tornando as companhias marítimas mais caras para navegar no rio Amazonas).

Paradoxalmente, tanto o Norte como o Nordeste do Brasil vêm aumentando suas demandas, impactando diretamente no custo do frete cada vez mais alto.

New Hub Brasil

Tudo considerado e até o momento, temos construído alternativas para atender nossos clientes, em suas demandas. Encontrando novos serviços marítimos, leasing de containers, L2D, entre outros, mas acima de tudo estamos fazendo o nosso melhor dia a dia, sempre em sinergia com os clientes, parceiros e fornecedores.

sales@newhubnvocc.com.br e (11) 2667-8788

Fale com nossos especialistas e solicite sua cotação!

Nossa equipe está apostos para atênde-lo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *